Treinamento de Goleiro: principais valências físicas dos goleiros de futebol dos clubes goianos com idade entre 15 a 17 anos

Autores

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade avaliar e comparar os ní­veis de aptidão fí­sica de goleiros de futebol de alguns clubes goianos, todos os atletas avaliados tem idade entre 15 e 17 anos das categorias de base. O objetivo geral deste artigo é ressaltar a importância dos clubes terem um preparador de goleiros, podendo assim individualizar mais os treinamentos a fim de ter um maior nível de evolução de seus atletas. A pesquisa valeu-se de testes especí­ficos para cada valência fí­sica sendo elas agilidade, flexibilidade, velocidade de reação, força de impulsão vertical e horizontal. Ao final do estudo concluiu-se que os clubes precisam oferecer boas condições de trabalho e terem profissionais competentes para realizarem os treinamentos de seus goleiros, a fim de terem melhores condições fí­sicas e técnicas para desempenharem suas habilidades.

Biografia do Autor

Wanderson Pereira Lima

Mestrando em Educação pela PUC-GO, Especialista em Psicologia dos Processos Educativos pela FE-UFG, Especialista em Sociologia e Docência Universitária pela IAESUP, Graduado em Educação Física pela FUG.

Downloads

Publicado

2017-03-08

Edição

Seção

Artigo original