Atividade física em Guapó-GO: estudo sobre projeto social para idosos
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi investigar a adesão e permanência de idosos no projeto “Saúde e Forma na Terceira Idade” da Academia Saúde Forma da cidade de Guapó-GO. Para a realização deste artigo optamos, em realizar um estudo utilizando o método observacional descritivo. Para isso, foram avaliadas 18 participantes com idade acima de 60 anos sendo 16 mulheres e 2 homens. Os avaliados responderam a um questionário contendo 5 questões relacionadas ao perfil dos participantes e 22 perguntas objetivas relacionadas a adesão e permanência no projeto. Verificou-se que os principais motivos que atraem esse grupo são: Fazer novas amizades, melhorar/manter o estado de saúde, aumentar o bem estar geral e combater o sedentarismo. Portanto, sugere-se que programas de atividades físicas voltados para esse grupo visem sempre à melhoria da saúde em seu contexto geral.
Referências
CAMPOS. A. E. M; ABEGÃO. L. H; DELMARO. M. C. O planejamento de projetos sociais: dicas de técnicas e metodologias. IN: Caderno da Oficina Social. Centro de Tecnologia, Trabalho e Cidadania. RJ, N9. 2002
FREITAS, A. S. Projetos Sociais. Porto Alegre: Alvorada, 2001.
COHEN. E; FRANCO. R. Solução de Projetos Sociais. 3ª Ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
ERMINDA. J. G. Processo de envelhecimento. In. COSTA. M. A. M.; et AL (Orgs.). O Idoso: problemas e realidades. Coimbra, PT: Formasau, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).