A INFLUÊNCIA DA FILOSOFIA DO KARATÊ EM CRIANÇAS DE 6 A 11 ANOS NA CIDADE DE TRINDADE-GO
Resumo
Objetivo: verificar a influência da filosofia do Karatê Shotokan no Centro Esportivo em Artes Marciais Líder-Kan da cidade de Trindade. Metodologia: Foi realizado um estudo observacional descritivo com 25 alunos com idade média masculino de 8,6 anos e feminina de 9,6 anos. Os dados foram coletados por meio de um questionário, com 13 perguntas abertas e fechadas, referente ao Karatê. Resultados: todos os participantes declararam que o Karatê teve influência sobre a criança, onde em casa e na escola foram os principais locais que se notaram maior mudança comportamental. Dentre todos os princípios do Karatê os que tiveram maior influência foram disciplina e melhor socialização. Conclusão: os benefícios da filosofia do Karatê para as crianças são evidentes, e assim como em demais estudos, os resultados deste estudo mostraram que a prática do Karatê estilo Shotokan promove melhorias na disciplina, melhor socialização, respeito e obediência do praticante desta modalidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).