UTILIZAÇÃO DA VARIABILIDADE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA NO TREINAMENTO FÍSICO EM ATLETAS – UM ESTUDO DE REVISÃO SISTEMATIZADA
USE OF HEART RATE VARIABILITY IN PHYSICAL TRAINING IN ATHLETES
Resumo
Objetivo: realizar uma revisão bibliográfica sistematizada que avaliou a utilização da variabilidade da frequência cardíaca em atletas. Métodos: Esta revisão sistematizada se embasou metodologicamente com os itens de relatório para revisões sistemáticas e meta-análises (PRISMA). Foi realizado uma busca sistematizada computadorizada nos bancos de dados da PubMed, LILACS, HubMed e Scielo usando a estratégia PICOS entre os dias 1 de abril de 2010 até 1 de abril de 2020. Resultados: Após ser realizada a busca com os descritores selecionados, foram 110 artigos identificados; PubMed (n= 85); Scielo (n= 12); Lilacs (n=6) HubMed (n= 7). Outros 2 artigos adicionados por outras fontes. Conclusão: Utilizar ferramentas para análise da VFC é importante para avaliação da modulação autonômica cardíaca em atletas.
Downloads
Publicado
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).