ANÁLISE DO PERFIL NUTRICIONAL, CONSUMO ALIMENTAR E NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE SERVIDORES DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO DO INTERIOR DE GOIÁS
Resumo
O perfil nutricional da população é influenciado por diversos fatores, incluindo características culturais, socioeconômicas, demográficas e nutricionais. A compreensão das mudanças nos hábitos alimentares e suas consequências é fundamental para o desenvolvimento de estratégias efetivas para a promoção da saúde. Objetivo: avaliar o perfil nutricional, o consumo alimentar e o nível de atividade física de servidores de um centro universitário. Metodologia: Foi realizado um estudo transversal com 28 indivíduos de ambos os sexos, com idade acima de 18 anos, sendo servidores administrativos e professores. Foram coletados dados clínico-sociodemográficos, International Physical Activity Questionnaire (IPAQ) e recordatório de 24 horas. Os resultados mostraram que a maioria da amostra era composta por mulheres (71,43%), e que 40% delas eram sedentárias. Foram encontradas correlações significativas entre o índice de massa corporal (IMC) e a circunferência da cintura (CC) tanto para homens quanto para mulheres (p<0,001). Em conclusão, a implementação de estratégias para mudança de estilo de vida é fundamental para garantir o bem-estar físico e a qualidade de vida dos trabalhadores.
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-02-23 (2)
- 2024-01-26 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Vinicius Ramos Rezende
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).