QUALIDADE DA ATENÇÃO SECUNDÁRIA NO MUNICÍPIO DE APARECIDA DE GOIÂNIA

Autores

  • Júlia do Carmo Santos Universidade de Rio Verde Campus Aparecida de Goiânia https://orcid.org/0000-0002-1650-7944
  • Ana Luísa Coelho Castro de Agüero e Ferreira Universidade de Rio Verde Campus Aparecida de Goiânia
  • Beatriz Garcia de Paiva Universidade de Rio Verde Campus Aparecida de Goiânia
  • Heloany Verônica Quirino Universidade de Rio Verde Campus Aparecida de Goiânia
  • Bibiana Arantes Moraes Universidade Federal de Goiás (UFG)

Resumo

Objetivo: Conhecer na prática a realidade dos serviços de saúde ligados a Atenção Secundária, permite compreender a atuação desse nível de atenção no Sistema Único de Saúde (SUS). Métodos: Artigo desenvolvido por relato de experiência, baseado em visitas técnicas realizadas em locais da atenção secundária do município de Aparecida de Goiânia, Goiás, associada a abordagem qualitativa, juntamente com os métodos comparativos e revisão de literatura. Resultados: O relato aborda pontos positivos e negativos dos serviços visitados, que contribuem para a atual qualidade da atenção secundária do município. Conclusão: A presença de profissionais capacitados para atuar no SUS torna a atenção à saúde e a prestação de serviços muito mais efetiva e resolutiva. Os estudos referentes ao assunto são relevantes para a ampliação e divulgação dos níveis de atenção de saúde, para melhoria da integralização, hierarquização e funcionamento da atenção secundária.

Biografia do Autor

Júlia do Carmo Santos, Universidade de Rio Verde Campus Aparecida de Goiânia

Graduanda em Medicina pela Universidade de Rio Verde - Campus Aparecida de Goiânia Integrante da Liga Acadêmica de Nefrologia (LINEFRO) da Faculdade de Medicina da Universidade de Rio Verde - Campus Aparecida de Goiânia da(2018/2019) Integrante da Liga Acadêmica de Medicina da Família e da Comunidade (LAMECO) da Faculdade de Medicina da Universidade de Rio Verde - Campus Aparecida de Goiânia (2018) Diretora de extensão da Liga de Ortopedia e Traumatologia (LAORT) da Faculdade de Medicina da Universidade de Rio Verde (2016/17) - Campus Aparecida de Goiânia Diretora de ensino da Liga de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Rio Verde (2017/18) Vice-Presidente do Centro Acadêmico José Alberto Alvarenga (CAJAA) (2017/18) Presidente da Comissão de Formatura da Turma 2 (COMFORMED2) da Faculdade de Medicina da Universidade de Rio Verde - Campus Aparecida de Goiânia (2016/2021) Monitora do eixo Morfofuncional da disciplina de Patologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Rio Verde - Campus Aparecida de Goiânia (2017/18)

Bibiana Arantes Moraes, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás. Mestre em Nutrição e Saúde pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialização em Nutrição esportiva pela Faculdade Integrada - AVM. Graduação em Nutrição pela Universidade de Rio Verde (UNIRV). Tem experiência na docência universitária em Saúde Coletiva e Nutrição em saúde pública, alimentação escolar, educação alimentar e nutricional, docência universitária, formação em saúde e ensino na saúde.

Downloads

Publicado

2021-01-21

Edição

Seção

Artigo original

Categorias