Eficácia das normas e qualidade de serviço: iniciativa de acreditação em organizações de saúde (OCS)

Autores

  • Marcelino José Jorge FIOCRUZ
  • Sueli Maria Motta Cardoso FIOCRUZ
  • Paulo Roberto de Sales FIOCRUZ

Resumo

A partir dos modelos de Mintzberg (1995) e Greiner (1998), este artigo extrai evidências dos relatórios de avaliação educativa periódica das OCSs em processo de conformação dos seus padrões de acreditação para identificar um padrão de evolução do processo de Certificação Hospitalar das Organizações Complexas de Saúde (OCSs), Visou uma contribuição gerencial de interesse da política de saúde pública com a análise das avaliações do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas – IPEC/FIOCRUZ ao longo de três anos, divulgando uma fonte de dados inédita na pesquisa de economia da gestão. Como resultado, foi identificado um padrão de evolução das conformidades e não conformidades no processo de certificação do IPEC, que destaca a importância das normas documentadas, rotinas e protocolos para a qualidade do serviço em OCSs sujeitas aos problemas de assimetria de informação. Esse padrão serve de referência para a tomada de decisão sobre as prioridades da certificação hospitalar do Instituto.

Biografia do Autor

Marcelino José Jorge, FIOCRUZ

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Analista em Ciência e Tecnologia Senior da Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ.

Sueli Maria Motta Cardoso, FIOCRUZ

Economista. MPr. em Inovação/ENSP/FIOCRUZ. Analista em Ciência e Tecnologia e Gestão da Saúde. Pesquisadora da FIOCRUZ.

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Paulo Roberto de Sales, FIOCRUZ

Consultor e Avaliador em Acreditação Internacional do Consórcio Brasileiro de Acreditação de Sistemas e Serviços de Saúde - CBA/UERJ. Assistente de Pesquisa. FIOCRUZ.

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Publicado

2017-04-17

Edição

Seção

Artigo original