EDUCAÇÃO DO PACIENTE E DO FAMILIAR PARA MELHORAR O AMBIENTE HOSPITALAR: UMA ANÁLISE EMPÍRICA COM BASE NA ECONOMIA DOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO
Resumo
Este artigo utiliza uma amostra de 40 relatórios de avaliação da Acreditação Hospitalar (AH) para discutir a influência da Educação do Paciente e do Familiar (EPF) sobre o Gerenciamento do Ambiente Hospitalar e Segurança (GAS). A análise estatística dos dados sobre as unidades de observação amostradas visou confirmar a associação da função gerencial EPF com a função GAS. Com apoio na Análise Fatorial, o objetivo proposto foi atingido, a despeito do reduzido tamanho da amostra, da elevada colinearidade e da reduzida variação dos escores usados como variáveis independentes. Como contribuição metodológica, o artigo divulgou uma fonte de dados inédita na pesquisa sobre economia da gestão. Como contribuição gerencial, identificou os fatores componentes de EPF que influenciam a GAS e esclareceu as relações entre as funções gerenciais da AH e o desempenho em GAS, contribuindo para o empenho de gestores e profissionais de saúde na mudança na organização.
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