AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE EDUCAÇÃO SEXUAL

Autores

  • Kaique Vinicius Ferreira Trindade Centro Universitário Goyazes
  • Nayanne Kelen Batista Tomé Centro Universitário Goyazes
  • Susy Ricardo Lemes Pontes Centro Universitário Goyazes

Palavras-chave:

Adolescência. Educação sexual. Escola. Sexualidade.

Resumo

Introdução: Os adolescentes têm despertado sua curiosidade quanto à sexualidade cada vez mais cedo, estando expostos a consequências como ISTs, gravidez precoce, e outros. Objetivos: Analisar as percepções dos alunos e professores de um colégio estadual da cidade de Inhumas - GO sobre educação sexual. Métodos: foram aplicados questionários de forma online através da plataforma GOOGLE FORMS, apresentando perguntas objetivas relacionadas a intimidade em que o aluno tem de falar com seus pais e professores sobre sexo e sexualidade. Resultados: Do total de 135 alunos participantes, 62% declararam não sentir liberdade para expressar dúvidas sobre educação sexual com seus pais e professores. Quanto aos 14 professores participantes deste estudo, 92,9 % declararam não possuir experiência curricular sobre educação sexual. Conclusão: De modo geral, tanto alunos quanto professores do colégio compreendem a importância e necessária que a educação sexual no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Susy Ricardo Lemes Pontes, Centro Universitário Goyazes

Graduada em biologia nas modalidades bacharelado e licenciatura. Possui especialização  em Epidemiologia e Vigilância em Serviços de Saúde Pública, além de mestrado em Genética pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Atualmente é doutoranda em Biotecnologia e Biodiversidade pela Universidade Federal de Goiás. As principais áreas de atuação incluem: saúde pública, investigação de compostos vegetais e sintéticos com atividade antimutagenica, angiogênica e quimiopreventiva.

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Publicado

2021-07-19

Edição

Seção

Artigo original