AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES ANGIOGÊNICA/ANTIANGIOGÊNICA, MUTAGÊNICA/ANTIMUTAGÊNICA DA FOSFOETANOLAMINA
Resumo
Objetivo: avaliar as atividades angiogênica/antiangiogênica, mutagênica/antimutagênica da fosfoetanolamina. Metodologia: O teste de angiogênese foi realizado através do modelo experimental em membrana corioalantóide (MCA) de ovo de galinha. Enquanto os testes de mutagenicidade e antimutagenicidade, foram realizados pelo Teste de Micronúcleo em medula óssea de camundongo. Resultados: as MCAs tratadas com solução aquosa de fosfoetanolamina na concentração de 500 mg/mL, apresentaram diferença significativa quando comparadas ao controle positivo (p<0,05), não havendo aumento no número de junções de vasos sanguíneos, porém, quando comparadas ao controle inibidor e negativo, apresentaram significativa diferença (p<0,05), observando aumento no número destas junções. No teste do micronúcleo, nas concentrações de 250 e 500 mg/mL, a solução aquosa de fosfoetanolamina apresentou atividade antimutagênica, demonstrando diferença significativa, em relação aos controles positivo e negativo (p<0,05). Conclusão: a solução aquosa da Fosfoetanolamina sintética apresentou atividade angiogênica em todas as concentrações testadas, não apresentou ação mutagênica em nenhuma das concentrações. Todavia, na avaliação de antimutagenicidade, a solução aquosa da Fosfoetanolamina sintética apresentou ação antimutagênica significativa.
Downloads
Publicado
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).