UNIGOYAZES

Pesquisa

Iniciação Científica

PIIC – PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Finalidade: Incentivar alunos de graduação com vocação para a pesquisa científica, treinando-os em atividades de projetos de pesquisa, sob a supervisão de um orientador qualificado.

Projetos: É de inteira responsabilidade do coordenador-orientador a condução das atividades propostas e a carga horária será destinada conforme a disponibilidade da instituição.

Prazos: Os projetos terão duração de um ano, podendo ser prorrogada por mais um ano, após a análise do relatório anual das atividades realizadas, apresentado ao final do primeiro ano.

REQUISITOS AOS PROFESSORES ORIENTADORES:

  • Possuir título de doutor ou Mestre;
  • Estar com o currículo Lattes/CNPq atualizado;
  • Assumir compromisso formal pela orientação do estudante a fim de que o plano de trabalho proposto seja cumprido;
  • Incluir o nome do estudante nas publicações e nos trabalhos apresentados em congressos e seminários, cujos resultados tiverem a participação efetiva do discente;
  • Manter vínculo empregatício com a Instituição durante todo o período de vigência da bolsa.

REQUISITOS AOS ALUNOS PARTICIPANTES:

  • Estar regularmente matriculado em curso de graduação entre o segundo e penúltimo período;
  • Ter média ou coeficiente de rendimento acumulado igual ou superior a 7 (sete) e mantê-lo (a) durante a vigência do projeto;
  • Ser indicado por pesquisador/orientador qualificado (grau de doutor ou equivalente) ou aprovado em seleção específica;
  • Serão concedidas horas-atividades e certificação;
  • A quantidade de horas necessárias serão definidas pelo projeto e pelo orientador.

LINHAS DE PESQUISA:

No desenvolvimento das pesquisas ou iniciação científica conduzidas no Centro Universitário Goyazes, estão definidas como linhas prioritárias Educação, Saúde e Cultura. Para cada uma destas, são sugeridas temáticas que envolvam a interdisciplinaridade e transversalidade das pesquisas, sendo elas:

Educação Física Bacharelado

1. Administração Aplicada ao Esportes2. Aspectos Sócio-Históricos da Educação Física do Esporte e do Lazer
3. Educação Física e Formação Profissional
4. O Corpo e as Transformações Sociais, Filosóficas, Antropológicas e Psicológicas
5. Treinamento Esportivo: Aspectos Técnicos, Táticos e Psicológicos
6. Aspectos Fisiológicos, Bioquímicos e Nutricionais no Esforço Físico
7. Educação Física Adaptada e Comportamento Motor
8. Educação Física e Exercício Físico para Grupos Especiais
9. Qualidade de Vida, Saúde Coletiva e Atividade Física
10. Ciências do Esporte e Saúde

Educação Física Licenciatura

1. Práticas Pedagógicas e Sociais
2. Teorias da Educação Física
3. Estudos Históricos e Socioculturais da Educação Física, Esporte e Lazer
4. Educação Física, Cotidiano, Currículo e Formação Docente
5. O Profissional de Educação Física no Contexto Escolar
6. Educação Física e a Interdisciplinaridade
7. Desporto, Saúde e Educação
8. Metodologias de Ensino do Esporte Escolar
9. Legislação, Didática, Conteúdo e Avaliação em Educação Física Escolar
10. Mídias e Sociedade Contemporânea

Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura – presencial e a distância

1. Biologia Animal
2. Ecologia e Meio Ambiente
3. Ciências Exatas e da Terra
4. Ciências da Saúde
5. Tecnologias Educacionais
6. Fundamentos da Educação
7. Planejamento e Avaliação Educacional

Biomedicina

1. Epidemiologia e Saúde Pública
2. Biologia Molecular e Celular
3. Genética
4. Hematologia
5. Parasitologia
6. Bioquímica
7. Imunologia
8. Toxicologia
9. Microbiologia
10. Citopatologia
11. Líquidos Corporais
12. Controle de Qualidade
13. Doenças Infecciosas
14. Biossegurança
15. Farmacologia
16. Estética

Farmácia

1. Microbiologia/virologia
2. Sorologia-Imuno hematologia e Biologia Molecular de banco de sangue
3. Controle de qualidade em banco de sangue/acreditação
4. Epidemiologia e vigilância em saúde de doenças infecciosas
5. Hematologia Clínica-Laboratorial
6. Atenção farmacêutica
7. Assistência farmacêutica
8. Farmácia clínica
9. Avaliação de tecnologias em saúde
10. Ensino na saúde
11. Parasitologia
12. Citopatologia
13. Hematologia
14. Bioquímica
15. Líquidos Corporais
16. Saúdepública
17. Imunologia
18. Microbiologia
19. Controle dequalidade
20. Testes de segurança para desenvolvimento de novosfármacos
21. Farmacogenética
22. Biologia celular emolecular
23. Mutagênese
24. Genética
25. Nanotecnologia.
26. Nanossistemas de liberação controlada.
27. Química de sistemas coloidais
28. Uso e Comercialização de medicamentos fitoterápicos
29. Uso de princípios ativos de vegetais
30. Metodologias Ativas

Terapia Ocupacional

1. Atuação da Terapia Ocupacional na Geriatria- Prevenção do Envelhecimento
2. Intervenção da Terapia Ocupacional na área Hospitalar Oncologica
3. Prevenção e Tratamento na Saúde Mental
4. Prevenção e Reabilitação em Patologias Neurológicas
5. Núcleo de Apoio Tecnológico em Saúde
6. Avaliação e Intervenção em Doenças Musculo esqueléticas
7. Grupo de Pesquisa em Ler/Dor
8. Terapia Ocupacional em Saúde do Trabalhador e Ergonomia
9. Avaliação e Desenvolvimento Infantil
10. Estudos dos Processos de Funcionalidade e de Incapacidade Relacionados ao
Desenvolvimento Humano.

Enfermagem

1. Aspectos Epidemiológicos das Doenças Humanas
2. Aspectos Nutricionais, Educacionais e Socioculturais da Saúde Humana
3. Aspectos Clínicos e Laboratoriais das Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis
4. Biologia da Relação Microrganismo-Hospedeiro e a Saúde Humana
5. Fundamentos e Práticas Assistenciais de Enfermagem na Saúde do Recém-nascido; da Criança e do Adolescente; da Mulher; do Adulto e do Idoso
6. Enfermagem na Saúde Pública e Saúde Coletiva
7. Enfermagem situações de emergência e urgência
8. Enfermagem na Saúde do Trabalhador e Prevenção de Controle de Agravos a Saúde
9. Enfermagem na Saúde Mental, Psiquiatria e o processo cuidar
10. Pesquisa, Desenvolvimento e Avaliação Clínica de Fármacos, Medicamentos e Produtos
11. Processos organizacionais e gerenciamento dos serviços de saúde e de enfermagem
12. Pesquisa e ensino na saúde, História e processo de Enfermagem.

Fisioterapia

1. Função Motora e Análise Biomecânica do Movimento Humano
2. Fisioterapia do Trabalho, Preventiva e Ergonomia
3. Aspectos da Mensuração do Movimento Funcional na Fisioterapia Neurológica
4. Aspectos Funcionais do Envelhecimento e suas Implicações
5. Abordagem da Fisioterapia Hospitalar e Ambulatorial nos Distúrbios Cardiorrespiratórios
6. Intervenções Fisioterapêuticas nas Doenças Neuromusculares
7. Fisioterapia Esportiva
8. Corpo, Saúde, Cultura e Sociedade
9. Fisioterapia em Ortopedia, Traumatologia e Reumatologia
10. Fisioterapia em Saúde da Mulher
11. Epidemiologia, Educação e Avaliação de Tecnologias em Saúde
12. Epidemiologia, Educação e Avaliação de Tecnologias em Saúde
13. Fisiologia, Fisiopatologia e Reabilitação
14. Reabilitação vestibular
15. Reabilitação das Disfunções Temporomandibulares
16. Fisioterapia e Políticas Públicas
17. Fisioterapia Dermato-Funcional
18. Ética e Legislação em Fisioterapia

Nutrição

1. Saúde do Trabalhador
2. Nutrição Esportiva
3. Administração de Unidades de Alimentação e Nutrição
4. Avaliação Nutricional de Cardápios Escolares
5. Controle Microbiológico de Alimentos
6. Nutrição Materno Infantil
7. Ferramentas de Análises de Consumo Alimentar e Nutricional
8. Fatores de Risco para Doenças Crônicas não Transmissíveis
9. Rotulagem
10. Educação Alimentar e Nutricional
11. Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
12. Sistemas Alimentares e Cultura Alimentar
13. Confort Food
14. Análise de Conteúdo

Odontologia

1. Cirurgia Buco-Maxilo-Facial
2. Terapêutica Cirúrgica
3. Farmacologia Aplicada a Odontologia
4. Odontologia Sistêmica
5. Antropologia, Perícia e Bioética Aplicadas à Odontologia
6. Clínica Odontológica Integrada
7. Diagnóstico e Tratamento Integrado a Odontologia
8. Diagnóstico, Tratamento e Cura das Patologias Endodônticas
9. Anestesiologia Aplicada a Odontologia
10. Materiais Odontológicos
11. Biomateriais
12. Biomodelação
13. Biomecânica
14. Biopatologia Geral e Bucal: doenças infecciosas e parasitárias, processo saúde-doença
15. Métodos para Análise das Propriedades Físico-químicas e mecânicas
16. Bioquímica Aplicada a Odontologia
17. Laser Aplicado na Odontologia
18. Microbiologia
19. Reabilitação Oral e Estética
20. ATM–oclusão
21. Odontologia Social e Preventiva
22. Promoção de Sáude e Cariologia
23. Políticas Públicas e Epidemiologia
24. Odontologia Aplicada as Crianças –Odontopediatria
25. Diagnóstico, Tratamento das Má Oclusões com a Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares
26. Diagnóstico, Tratamento e Cura das Patologias Periodontais
27. Radiologia Odontológica
28. Patologia Bucal e Estomatologia
29. Histologia Aplicada a Odontologia
30. Fisiologia Aplicada a Odontologia

Medicina Veterinária

1. Ciências biológicas
2. Ciências da saúde
3. Ciências humanas
4. Ciências sociais
5. Saúde animal
6. Clínica e cirurgia veterinárias
7. Medicina veterinária preventiva
8. Saúde Pública
9. Zootecnia
10. Produção animal
11. Inspeção e higiene de produtos de origem animal
12. Tecnologia dos produtos de origem animal

Medicina

1. Epidemiologia e Saúde Pública
2. Pesquisa Clínica e Ensaios Clínicos
3. Genética Médica e Biomedicina
4. Farmacologia e Terapêutica
5. Medicina Baseada em Evidências
6. Medicina Preventiva e Promoção da Saúde
7. Bioética e Ética Médica
8. Tecnologia em Saúde e Telemedicina
9. Medicina Integrativa e Complementar
10. Saúde Mental e Psiquiatria
11. Doenças Infecciosas e Microbiologia Médica
12. Cirurgia e Procedimentos Clínicos
13. Pediatria e Medicina Neonatal
14. Ginecologia e Obstetrícia
15. Medicina do Esporte e Exercício
16. Oncologia e Cuidados Paliativos
17. Medicina de Emergência e Cuidados Intensivos
18. Anatomia e Histologia Médica
19. Patologia Clínica e Diagnóstico
20. Medicina Legal e Perícia Médica

Psicologia

1. Saúde, Desenvolvimento e Contextos Sociais
2. Processos Psicossociais em Saúde e Educação
3. Psicologia Social e do Trabalho
4. Desenvolvimento Humano e Aprendizagem
5. Neurociência Cognitiva e Comportamental
6. Psicologia Clínica

Editais

2024-2:

2024-1:

2023-2:

2023-1:

2022-2:

2022-1:

2021-2:

2021-1:

2020-2:

2020-1:

2019:

2018:

2017:

2016:

2015:

2014:

2013:

PERGUNTAS FREQUENTES

O aluno primeiramente deve procurar um professor de sua área de interesse que esteja disposto a orientá-lo. Em conjunto, aluno e professor irão elaborar um projeto de pesquisa, segundo o modelo de projeto disponível no site da UNIGOYAZES, em: https://unigoyazes.edu.br/iniciacao-cientifica/
No site da UNIGOYAZES há uma listagem na opção CORPO DOCENTE com os nomes dos professores da instituição. Nessa listagem o aluno pode verificar o currículo lattes do professor e suas linhas de pesquisas e áreas de atuação. Para visualizar, acesse o link https://unigoyazes.edu.br/corpo-docente/. O aluno pode, também, entrar em contato com outros professores
Após a elaboração do projeto de pesquisa, o aluno deverá se inscrever no site da UNIGOYAZES dentro do prazo estabelecido no Edital de Iniciação Científica. É importante aqui ressaltar que no ato da inscrição, o aluno deve anexar o projeto de pesquisa, seu currículo lattes e do orientador, ficha de inscrição assinada e termo de compromisso assinado pelo orientador.
Sim, desde que o nome do coorientador tenha sido informado na submissão do projeto.
No início de cada semestre, a UNIGOYAZES lança em seu site um edital de iniciação científica. Além disso, no mural de pesquisa e nas redes sociais da instituição, são divulgadas as inscrições. O primeiro edital é publicado em fevereiro e o segundo em agosto de cada ano. Essas datas podem variar a cada ano, por isso é importante acompanhar as notícias publicadas na página da UNIGOYAZES. Após a publicação do edital as inscrições ficam abertas por aproximadamente 30 dias. No edital, o aluno encontra informações detalhadas sobre o prazo de inscrição, data de divulgação dos resultados, compromissos na iniciação científica, dentre outras informações relevantes. Acesse o link e confira: https://unigoyazes.edu.br/iniciacao-cientifica/
O PIIC da UNIGOYAZES apresenta a modalidade de aluno voluntário e bolsista. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC) são voltados aos estudantes de graduação e pós-graduação que apresentem bom desempenho acadêmico e aos projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada. A iniciação científica proporciona ao aluno aprendizagem, contato direto com técnicas e métodos científicos e estimulam o conhecimento e o desenvolvimento do pensamento científico, crítico e criativo decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa. Os projetos de iniciação científica na UNIGOYAZES possuem tempo de até 12 meses de duração e após o término, o aluno recebe certificado, horas complementares e pode ainda receber durante o Simpósio da UNIGOYAZES um certificado especial do Prêmio Destaque na Iniciação Científica. Neste prêmio, professores são selecionados para julgar o melhor trabalho de iniciação científica com base nos resultados e relevância da pesquisa.
Não. Os projetos serão avaliados, e apenas aqueles aprovados passarão serão divulgados no site da UNIGOYAZES na data estipulada em cada edital. É necessário ler atentamente o edital para verificar todos os requisitos e procedimentos, pois estes podem ser alterados a cada ano.
No PIBIC, o critério é a média ponderada do projeto do aluno, currículo lattes do aluno e professor. As maiores médias recebem a bolsa. No entanto, cabe ressaltar que no ato da inscrição o aluno deve informar se pretende concorrer a vagas do PIVIC ou PIBIC. Os valores das bolsas são convertidos em descontos na mensalidade.
Não. No PIIC as bolsas não são cumulativas. O aluno que já tiver outros tipos de bolsas poderá participar da iniciação científica da UNIGOYAZES na modalidade voluntário (PIVIC).
O aluno aprovado deverá juntamente com o orientador iniciar a execução do cronograma proposto no projeto e estar atento às datas de entrega dos relatórios de iniciação científica. A Supervisão de Pesquisa e Inovação da UNIGOYAZES se responsabilizará por enviar e-mail aos alunos e docentes da Iniciação Científica com informativos pertinentes, relacionados tanto as datas da entrega de relatórios, como de demais assuntos do PIIC da UNIGOYAZES.
O regulamento do PIIC determina que o professor orientador estabelecerá as horas que o aluno se dedicará à pesquisa.
Não há impedimentos que projetos de alunos diferentes se comuniquem dentro de um projeto maior. Isso é inclusive desejável. Contudo, cada aluno deve ter atividades únicas (um plano de trabalho específico) e bem definidas dentro deste projeto maior.
É necessário solicitar o formulário de desligamento pelo e-mail: iniciacao@unigoyazes.edu.br
Após a efetivação do desligamento, a Supervisão de Pesquisa e Inovação da UNIGOYAES enviará um e-mail ao aluno e ao orientador com a confirmação.
Tanto o aluno como o orientador podem solicitar o formulário. Porém, de qualquer forma, será necessário elaborar um relatório, o qual deve conter as atividades desenvolvidas na pesquisa até o momento do desligamento.
A certificado de conclusão deve ser solicitado, após a entrega e aprovação do relatório final, na Supervisão de Pesquisa da UNIGOYAZES. Para tanto, o aluno deve encaminhar um e-mail para iniciacao@unigoyazes.edu.br para solicitar o certificado. O prazo para retorno é de cinco dias úteis.
A participação de alunos do PIIC da UNIGOYAZES no Simpósio anual da UNIGOYAZES é recomendada para apresentação de resumos referentes às suas pesquisas. O certificado de participação no Simpósio é disponibilizado pela Supervisão Geral de Extensão do Centro Universitário Goyazes, na Central de Relacionamento ao Aluno (CRA).
Mais informações podem ser solicitadas através do e-mail: iniciacao@unigoyazes.edu.br .
 
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