PIIC – Programa Institucional De Iniciação Científica
Finalidade: Incentivar alunos de graduação com vocação para a pesquisa científica, treinando-os em atividades de projetos de pesquisa, sob a supervisão de um orientador qualificado.
Projetos: É de inteira responsabilidade do coordenador-orientador a condução das atividades propostas e a carga horária será destinada conforme a disponibilidade da instituição.
Prazos: Os projetos terão duração de um ano, podendo ser prorrogada por mais um ano, após a análise do relatório anual das atividades realizadas, apresentado ao final do primeiro ano.
Requisitos Aos Professores Orientadores:
- Possuir título de doutor ou Mestre;
- Estar com o currículo Lattes/CNPq atualizado;
- Assumir compromisso formal pela orientação do estudante a fim de que o plano de trabalho proposto seja cumprido;
- Incluir o nome do estudante nas publicações e nos trabalhos apresentados em congressos e seminários, cujos resultados tiverem a participação efetiva do discente;
- Manter vínculo empregatício com a Instituição durante todo o período de vigência da bolsa.
Requisitos Aos Alunos Participantes:
- Estar regularmente matriculado em curso de graduação entre o segundo e penúltimo período;
- Ter média ou coeficiente de rendimento acumulado igual ou superior a 7 (sete) e mantê-lo (a) durante a vigência do projeto;
- Ser indicado por pesquisador/orientador qualificado (grau de doutor ou equivalente) ou aprovado em seleção específica;
- Serão concedidas horas-atividades e certificação;
- A quantidade de horas necessárias serão definidas pelo projeto e pelo orientador.
Linhas De Pesquisa:
No desenvolvimento das pesquisas ou iniciação científica conduzidas no Centro Universitário Goyazes, estão definidas como linhas prioritárias Educação, Saúde e Cultura. Para cada uma destas, são sugeridas temáticas que envolvam a interdisciplinaridade e transversalidade das pesquisas, sendo elas:
Educação Física Bacharelado:
- Administração Aplicada ao Esportes2.
- Aspectos Sócio-Históricos da Educação Física do Esporte e do Lazer
- Educação Física e Formação Profissional
- O Corpo e as Transformações Sociais, Filosóficas, Antropológicas e Psicológicas
- Treinamento Esportivo: Aspectos Técnicos, Táticos e Psicológicos
- Aspectos Fisiológicos, Bioquímicos e Nutricionais no Esforço Físico
- Educação Física Adaptada e Comportamento Motor
- Educação Física e Exercício Físico para Grupos Especiais
- Qualidade de Vida, Saúde Coletiva e Atividade Física
- Ciências do Esporte e Saúde
Educação Física Licenciatura:
- Práticas Pedagógicas e Sociais
- Teorias da Educação Física
- Estudos Históricos e Socioculturais da Educação Física, Esporte e Lazer
- Educação Física, Cotidiano, Currículo e Formação Docente
- O Profissional de Educação Física no Contexto Escolar
- Educação Física e a Interdisciplinaridade
- Desporto, Saúde e Educação
- Metodologias de Ensino do Esporte Escolar
- Legislação, Didática, Conteúdo e Avaliação em Educação Física Escolar
- Mídias e Sociedade Contemporânea
Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura – presencial e a distância:
- Biologia Animal
- Ecologia e Meio Ambiente
- Ciências Exatas e da Terra
- Ciências da Saúde
- Tecnologias Educacionais
- Fundamentos da Educação
- Planejamento e Avaliação Educacional
Biomedicina:
- Epidemiologia e Saúde Pública
- Biologia Molecular e Celular
- Genética
- Hematologia
- Parasitologia
- Bioquímica
- Imunologia
- Toxicologia
- Microbiologia
- Citopatologia
- Líquidos Corporais
- Controle de Qualidade
- Doenças Infecciosas
- Biossegurança
- Farmacologia
- Estética
Farmácia:
- Microbiologia/virologia
- Sorologia-Imuno hematologia e Biologia Molecular de banco de sangue
- Controle de qualidade em banco de sangue/acreditação
- Epidemiologia e vigilância em saúde de doenças infecciosas
- Hematologia Clínica-Laboratorial
- Atenção farmacêutica
- Assistência farmacêutica
- Farmácia clínica
- Avaliação de tecnologias em saúde
- Ensino na saúde
- Parasitologia
- Citopatologia
- Hematologia
- Bioquímica
- Líquidos Corporais
- Saúdepública
- Imunologia
- Microbiologia
- Controle dequalidade
- Testes de segurança para desenvolvimento de novosfármacos
- Farmacogenética
- Biologia celular emolecular
- Mutagênese
- Genética
- Nanotecnologia.
- Nanossistemas de liberação controlada.
- Química de sistemas coloidais
- Uso e Comercialização de medicamentos fitoterápicos
- Uso de princípios ativos de vegetais
- Metodologias Ativas
Terapia Ocupacional:
- Atuação da Terapia Ocupacional na Geriatria- Prevenção do Envelhecimento
- Intervenção da Terapia Ocupacional na área Hospitalar Oncologica
- Prevenção e Tratamento na Saúde Mental
- Prevenção e Reabilitação em Patologias Neurológicas
- Núcleo de Apoio Tecnológico em Saúde
- Avaliação e Intervenção em Doenças Musculo esqueléticas
- Grupo de Pesquisa em Ler/Dor
- Terapia Ocupacional em Saúde do Trabalhador e Ergonomia
- Avaliação e Desenvolvimento Infantil
- Estudos dos Processos de Funcionalidade e de Incapacidade Relacionados ao
Desenvolvimento Humano.
Enfermagem:
- Aspectos Epidemiológicos das Doenças Humanas
- Aspectos Nutricionais, Educacionais e Socioculturais da Saúde Humana
- Aspectos Clínicos e Laboratoriais das Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis
- Biologia da Relação Microrganismo-Hospedeiro e a Saúde Humana
- Fundamentos e Práticas Assistenciais de Enfermagem na Saúde do Recém-nascido; da Criança e do Adolescente; da Mulher; do Adulto e do Idoso
- Enfermagem na Saúde Pública e Saúde Coletiva
- Enfermagem situações de emergência e urgência
- Enfermagem na Saúde do Trabalhador e Prevenção de
- Controle de Agravos a Saúde
Enfermagem na Saúde Mental, Psiquiatria e o processo cuidar - Pesquisa, Desenvolvimento e Avaliação Clínica de Fármacos, Medicamentos e Produtos
- Processos organizacionais e gerenciamento dos serviços de saúde e de enfermagem
- Pesquisa e ensino na saúde, História e processo de Enfermagem.
Fisioterapia:
- Função Motora e Análise Biomecânica do Movimento Humano
- Fisioterapia do Trabalho, Preventiva e Ergonomia
- Aspectos da Mensuração do Movimento Funcional na Fisioterapia Neurológica
- Aspectos Funcionais do Envelhecimento e suas Implicações
- Abordagem da Fisioterapia Hospitalar e Ambulatorial nos Distúrbios Cardiorrespiratórios
- Intervenções Fisioterapêuticas nas Doenças Neuromusculares
- Fisioterapia Esportiva
- Corpo, Saúde, Cultura e Sociedade
- Fisioterapia em Ortopedia, Traumatologia e Reumatologia
- Fisioterapia em Saúde da Mulher
- Epidemiologia, Educação e Avaliação de Tecnologias em Saúde
- Epidemiologia, Educação e Avaliação de Tecnologias em Saúde
- Fisiologia, Fisiopatologia e Reabilitação
- Reabilitação vestibular
- Reabilitação das Disfunções Temporomandibulares
- Fisioterapia e Políticas Públicas
- Fisioterapia Dermato-Funcional
- Ética e Legislação em Fisioterapia
Nutrição:
- Saúde do Trabalhador
- Nutrição Esportiva
- Administração de Unidades de Alimentação e Nutrição
- Avaliação Nutricional de Cardápios Escolares
- Controle Microbiológico de Alimentos
- Nutrição Materno Infantil
- Ferramentas de Análises de Consumo Alimentar e Nutricional
- Fatores de Risco para Doenças Crônicas não Transmissíveis
- Rotulagem
- Educação Alimentar e Nutricional
- Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
- Sistemas Alimentares e Cultura Alimentar
- Confort Food
- Análise de Conteúdo
Odontologia:
- Cirurgia Buco-Maxilo-Facial
- Terapêutica Cirúrgica
- Farmacologia Aplicada a Odontologia
- Odontologia Sistêmica
- Antropologia, Perícia e Bioética Aplicadas à Odontologia
- Clínica Odontológica Integrada
- Diagnóstico e Tratamento Integrado a Odontologia
- Diagnóstico, Tratamento e Cura das Patologias Endodônticas
- Anestesiologia Aplicada a Odontologia
- Materiais Odontológicos
- Biomateriais
- Biomodelação
- Biomecânica
- Biopatologia Geral e Bucal: doenças infecciosas e parasitárias, processo saúde-doença
- Métodos para Análise das Propriedades Físico-químicas e mecânicas
- Bioquímica Aplicada a Odontologia
- Laser Aplicado na Odontologia
- Microbiologia
- Reabilitação Oral e Estética
- ATM–oclusão
- Odontologia Social e Preventiva
- Promoção de Sáude e Cariologia
- Políticas Públicas e Epidemiologia
- Odontologia Aplicada as Crianças –Odontopediatria
- Diagnóstico, Tratamento das Má Oclusões com a Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares
- Diagnóstico, Tratamento e Cura das Patologias Periodontais
- Radiologia Odontológica
- Patologia Bucal e Estomatologia
- Histologia Aplicada a Odontologia
- Fisiologia Aplicada a Odontologia
Medicina Veterinária:
- Ciências biológicas
- Ciências da saúde
- Ciências humanas
- Ciências sociais
- Saúde animal
- Clínica e cirurgia veterinárias
- Medicina veterinária preventiva
- Saúde Pública
- Zootecnia
- Produção animal
- Inspeção e higiene de produtos de origem animal
- Tecnologia dos produtos de origem animal
Medicina:
- Epidemiologia e Saúde Pública
- Pesquisa Clínica e Ensaios Clínicos
- Genética Médica e Biomedicina
- Farmacologia e Terapêutica
- Medicina Baseada em Evidências
- Medicina Preventiva e Promoção da Saúde
- Bioética e Ética Médica
- Tecnologia em Saúde e Telemedicina
- Medicina Integrativa e Complementar
- Saúde Mental e Psiquiatria
- Doenças Infecciosas e Microbiologia Médica
- Cirurgia e Procedimentos Clínicos
- Pediatria e Medicina Neonatal
- Ginecologia e Obstetrícia
- Medicina do Esporte e Exercício
- Oncologia e Cuidados Paliativos
- Medicina de Emergência e Cuidados Intensivos
- Anatomia e Histologia Médica
- Patologia Clínica e Diagnóstico
- Medicina Legal e Perícia Médica
Psicologia:
- Saúde, Desenvolvimento e Contextos Sociais
- Processos Psicossociais em Saúde e Educação
- Psicologia Social e do Trabalho
- Desenvolvimento Humano e Aprendizagem
- Neurociência Cognitiva e Comportamental
- Psicologia Clínica
Editais
2025-1:
2024-2:
2024-1:
2023-2:
2023-1:
2022-2:
2022-1:
2021-2:
2021-1:
2020-2:
2020-1:
2019:
2018:
2017:
2016:
2015:
2014:
2013:
Documentos:
Perguntas Frequentes:
COMO FAÇO PARA PARTICIPAR DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIIC)?
O aluno primeiramente deve procurar um professor de sua área de interesse que esteja disposto a orientá-lo. Em conjunto, aluno e professor irão elaborar um projeto de pesquisa, segundo o modelo de projeto disponível no site da UNIGOYAZES, em: https://unigoyazes.edu.br/iniciacao-cientifica/
COMO ENCONTRO UM ORIENTADOR?
No site da UNIGOYAZES há uma listagem na opção CORPO DOCENTE com os nomes dos professores da instituição. Nessa listagem o aluno pode verificar o currículo lattes do professor e suas linhas de pesquisas e áreas de atuação. Para visualizar, acesse o link https://unigoyazes.edu.br/corpo-docente/. O aluno pode, também, entrar em contato com outros professores.
COMO ME INSCREVO?
Após a elaboração do projeto de pesquisa, o aluno deverá se inscrever no site da UNIGOYAZES dentro do prazo estabelecido no Edital de Iniciação Científica. É importante aqui ressaltar que no ato da inscrição, o aluno deve anexar o projeto de pesquisa, seu currículo lattes e do orientador, ficha de inscrição assinada e termo de compromisso assinado pelo orientador.
POSSO TER UM COORIENTADOR?
Sim, desde que o nome do coorientador tenha sido informado na submissão do projeto.
QUANDO E COMO OS EDITAIS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIGOYAZES SÃO DIVULGADOS?
No início de cada semestre, a UNIGOYAZES lança em seu site um edital de iniciação científica. Além disso, no mural de pesquisa e nas redes sociais da instituição, são divulgadas as inscrições. O primeiro edital é publicado em fevereiro e o segundo em agosto de cada ano. Essas datas podem variar a cada ano, por isso é importante acompanhar as notícias publicadas na página da UNIGOYAZES. Após a publicação do edital as inscrições ficam abertas por aproximadamente 30 dias. No edital, o aluno encontra informações detalhadas sobre o prazo de inscrição, data de divulgação dos resultados, compromissos na iniciação científica, dentre outras informações relevantes. Acesse o link e confira: https://unigoyazes.edu.br/iniciacao-cientifica/
QUAIS VANTAGENS EU TENHO PARTICIPANDO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA?
O PIIC da UNIGOYAZES apresenta a modalidade de aluno voluntário e bolsista. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC) são voltados aos estudantes de graduação e pós-graduação que apresentem bom desempenho acadêmico e aos projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada. A iniciação científica proporciona ao aluno aprendizagem, contato direto com técnicas e métodos científicos e estimulam o conhecimento e o desenvolvimento do pensamento científico, crítico e criativo decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa. Os projetos de iniciação científica na UNIGOYAZES possuem tempo de até 12 meses de duração e após o término, o aluno recebe certificado, horas complementares e pode ainda receber durante o Simpósio da UNIGOYAZES um certificado especial do Prêmio Destaque na Iniciação Científica. Neste prêmio, professores são selecionados para julgar o melhor trabalho de iniciação científica com base nos resultados e relevância da pesquisa.
DEPOIS DA INSCRIÇÃO ESTAREI AUTOMATICAMENTE PARTICIPANDO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA?
Não. Os projetos serão avaliados, e apenas aqueles aprovados passarão serão divulgados no site da UNIGOYAZES na data estipulada em cada edital. É necessário ler atentamente o edital para verificar todos os requisitos e procedimentos, pois estes podem ser alterados a cada ano.
QUAIS CRITÉRIOS SÃO LEVADOS EM CONTA PARA A CONCESSÃO DAS BOLSAS?
No PIBIC, o critério é a média ponderada do projeto do aluno, currículo lattes do aluno e professor. As maiores médias recebem a bolsa. No entanto, cabe ressaltar que no ato da inscrição o aluno deve informar se pretende concorrer a vagas do PIVIC ou PIBIC. Os valores das bolsas são convertidos em descontos na mensalidade.
SE EU FOR BOLSISTA DO PROUNI, OVG OU TIVER OUTRA BOLSA, POSSO PARTICIPAR DO PIBIC?
Não. No PIIC as bolsas não são cumulativas. O aluno que já tiver outros tipos de bolsas poderá participar da iniciação científica da UNIGOYAZES na modalidade voluntário (PIVIC).
CASO MEU PROJETO SEJA APROVADO, QUAL O PRÓXIMO PASSO?
O aluno aprovado deverá juntamente com o orientador iniciar a execução do cronograma proposto no projeto e estar atento às datas de entrega dos relatórios de iniciação científica. A Supervisão de Pesquisa e Inovação da UNIGOYAZES se responsabilizará por enviar e-mail aos alunos e docentes da Iniciação Científica com informativos pertinentes, relacionados tanto as datas da entrega de relatórios, como de demais assuntos do PIIC da UNIGOYAZES.
DEVO ME DEDICAR QUANTO TEMPO POR SEMANA NA ORIENTAÇÃO?
O regulamento do PIIC determina que o professor orientador estabelecerá as horas que o aluno se dedicará à pesquisa.
UM PROFESSOR PODE VINCULAR MAIS DE UM ALUNO A UM ÚNICO PROJETO MAIOR?
Não há impedimentos que projetos de alunos diferentes se comuniquem dentro de um projeto maior. Isso é inclusive desejável. Contudo, cada aluno deve ter atividades únicas (um plano de trabalho específico) e bem definidas dentro deste projeto maior.
PRECISO INTERROMPER A INICIAÇÃO CIENTÍFICA, COMO SOLICITO MEU DESLIGAMENTO?
É necessário solicitar o formulário de desligamento pelo e-mail: iniciacao@unigoyazes.edu.br
Após a efetivação do desligamento, a Supervisão de Pesquisa e Inovação da UNIGOYAES enviará um e-mail ao aluno e ao orientador com a confirmação.
QUEM PODE SOLICITAR O DESLIGAMENTO?
Tanto o aluno como o orientador podem solicitar o formulário. Porém, de qualquer forma, será necessário elaborar um relatório, o qual deve conter as atividades desenvolvidas na pesquisa até o momento do desligamento.
TERMINEI MINHA INICIAÇÃO CIENTÍFICA, ONDE SOLICITO O CERTIFICADO DE CONCLUSÃO?
A certificado de conclusão deve ser solicitado, após a entrega e aprovação do relatório final, na Supervisão de Pesquisa da UNIGOYAZES. Para tanto, o aluno deve encaminhar um e-mail para iniciacao@unigoyazes.edu.br para solicitar o certificado. O prazo para retorno é de cinco dias úteis.
PARTICIPEI DO SIMPÓSIO, ONDE SOLICITO MEU CERTIFICADO?
A participação de alunos do PIIC da UNIGOYAZES no Simpósio anual da UNIGOYAZES é recomendada para apresentação de resumos referentes às suas pesquisas. O certificado de participação no Simpósio é disponibilizado pela Supervisão Geral de Extensão do Centro Universitário Goyazes, na Central de Relacionamento ao Aluno (CRA).
Mais informações podem ser solicitadas através do e-mail: iniciacao@unigoyazes.edu.br .